segunda-feira, 10 de junho de 2019

Por que esporte é importante para as crianças?



Resultado de imagem para esporte


Por que esporte é importante para as crianças?


Fabíola Sperandio Teixeira
Pedagoga – Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais


        No dia a dia, com tantas famílias e entre tantas coisas que me chamam a atenção e para reflexão, me peguei pensando na importância do esporte para as nossas crianças.
        O esporte, além de permitir extravasar o estresse diário, trabalhar a energia represada diante de moradias sem muito espaço e agenda sem muito tempo para o brincar, colabora paraa disciplina, ajuda na rotina, desenvolve a competição saudável, permite o prazer da vitória e o lidar com a frustação da derrota, permite a empatia, promove o espírito de equipe, dá noção de pertencimento, gera compromisso individual e coletivo, trabalha foco e concentração, entre tantos outros benefícios.
        Porém muitas vezes quando a criança não vai bem nos estudos ou foi desobediente, muitos pais a penalizam tirando-a do esporte. Por quê? Alguns respondem que retiram o que ela mais gosta. Que precisa sentir. Então, não seria mais fácil fazer uma aliança com o técnico ou a escola de esporte para promover a motivação a fim de vencer os outros desafios?
        O esporte pode ser um forte aliado na educação dos filhos. Precisamos entender isso e lançar mão deste recurso. Uma criança saudável ficará bem em todos as outras áreas. O esporte traz elementos que ajudam no acadêmico. Precisamos incentivar nossos filhos a saírem da apatia e do comodismo e se envolverem em uma atividade.
        O esporte também ensina persistência. E o que temos feito? Nas primeiras dificuldades exigidas no esporte, a criança pede para sair e nós lhe obedecemos. Deixamos de ajudá-la a enfrentar. Não permitimos que ela aprenda a vencer desafios. Esta mensagem ficará gravada e o mesmo ocorrerá em outras áreas.
        O esporte precisa trazer equilíbrio. Vejo dois tipos de famílias atualmente. As que não se importam com a prática esportiva e as que incentivam e cobram que seus filhos sejam campeões. Aqui penso que temos que juntar as visões das duas famílias e gerar o equilíbrio. O esporte não pode ser um peso. Precisa gerar prazer também. Incentivar os filhos nas competições é muito saudável, mas deixando claro que reconhecem as limitações e as condições e que não os obrigam à vitória, os apoiam para as conquistas.
        Reclamamos bastante que estamos diante de uma geração presa a equipamentos, apática, acomodada, com problemas de saúde pelo sedentarismo e alimentação desregrada ou errada, no entanto, o que temos feito para mudar isso?
        Não quero aqui colocar o esporte como a salvação de tudo, de jeito nenhum, mas que ele ajuda eu sei. Se tudo que buscamos são filhos amadurecendo com disciplina, aceitação de regras, manutenção de seus princípios e valores, etc. etc, vale a pena pensar na importância que o esporte pode ter nesta caminhada.
        Que nossos filhos encontrem algo que os preencha e os faça crescer cada vez mais em harmonia e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.