segunda-feira, 3 de junho de 2019










Desgaste com a hora de dormir dos filhos. Como lidar com isso?


Fabíola Sperandio Teixeira

Pedagoga – Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais
Especialista em Gestão e Organização em Centros Educacionais.
Mestre em Educação




    E cada dia, chegamos mais tarde em casa com nossos filhos e o horário de colocá-los para dormir não é mais o desejável ou adequado para o verdadeiro descanso infantil. E com isso, eles querem estender o dia ainda mais, afinal, já não ficam tanto em casa e sentem falta dos brinquedos, do aconchego do lar e da companhia dos pais. Desejam usufruir desta convivência o máximo possível. Mas também há aquele grupo familiar cujas crianças estão em casa um longo período e, mesmo assim, não querem ir para cama cedo.   
         E o que fazer diante disso?
     Primeiramente, precisamos nos avaliar como responsáveis pelas nossas crianças: Como tem sido a nossa rotina diária? Como estamos organizados entre afazeres escolares, atividades extras dos filhos, atividades de trabalho dos pais, horário dos cuidadores da casa e tudo os que promove o vai-e- vem diário e os momentos de repouso?
     Crianças que almoçam em casa e possuem um tempinho de descanso, têm uma qualidade que favorece um refazer entre um turno e outro. Crianças que almoçam em casa e já trocam de roupa para outra atividade, já não conseguem fazer a sesta para um descanso recuperador.   Crianças que almoçam fora de casa e já partem para outro grupo de atividades não chegam a ter nenhum gostinho de sentir o cheirinho do lar antes das demais obrigações. E com este quadro, temos que estar atentos para as crianças, que necessitam, para sua saúde física e emocional, descansar e ter um sono reparador.
Conscientes disso, precisamos criar um esquema que possibilite associar a rotina inevitável com a prioridade do descanso dos filhos. Seguem algumas dicas:
·                Programe o dia posterior na noite anterior. Com esta programação, você já poderá ajudar o seu filho a montar a mochila da escola, a mochila das atividades extras e o lanche do dia. Desta forma, a criança não precisará acordar mais cedo para fazer isso.
·                   Terminou as tarefas? Guarde em casa o que não precisa levar para escola e já coloque na mochila o que fará parte do conjunto de aulas do outro dia.
·                Entre uma atividade e outra vespertina, sobrou um tempo? Ensine o seu filho a aguardar a sua chegada, adiantando alguma tarefa em um cantinho no local. Assim, ele estará otimizando o tempo ocioso que ficaria sentado esperando você, e ganhará tempo em casa para estar em família.
·         Ensine a ter um caderninho com dúvidas e angústias. Sempre que ele estiver realizando a tarefa ou fazendo algo longe de você, ele anotará as dificuldades que deverão ser apresentadas ao encontra-lo. Você as lerá e destinará a cada situação o seu devido lugar. Exemplo: dúvidas no conteúdo escolar deverão ser devolvidas para escola resolver; angústias com alguma atividade que era legal e não o atrai mais, deverão ser discutidas com os pais e negociadas.
·         Deixe claro o horário que seu filho deverá ir para a cama. Organize esta regra e a faça funcionar. No início, o sono poderá demorar a vir, mas, em breve, o organismo se acostumará.
·         Crie uma dinâmica para hora do relaxamento antes da cama. Pode ser um estímulo para um banho relaxante, uma massagem nos pés, um carinho físico, uma contação de história, uma sessão de lembranças do que foi bom ao longo dia, uma declaração afetiva e um momento para oração.
  • Feito isso, ainda sobrará tempo para você se dedicar a seu ritual antes do sono e ainda ter tempo de colocar o papo em dia com seu (sua) companheiro (a). Não podemos esquecer que temos que ser mães/pais e também termos tempo de nos dedicar e dedicarmos ao nosso lado mulher/esposa, homem /marido.
  • Uma casa com rotina gera harmonia e paz entre os moradores. Uma família unida para o bem-estar de todos tem muito mais chances de terem dias mais felizes juntos e quando estão separados, pois promovem memórias afetivas que despertam o desejo do reencontro.
  • Uma noite repousante nos prepara para o aprendizado acadêmico, social, afetivo e emocional. Vamos cuidar para que as nossas noites sejam mais longas do que têm sido ultimamente. Que o apagar das luzes nos acenda um lado mais afetivo e de reencontro com os nossos amados familiares.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.