terça-feira, 4 de junho de 2019

Meus filhos falam palavrão quando estão na Internet



Resultado de imagem para xingamentos na internet






Meus filhos falam palavrão quando estão na Internet

Fabiola Sperandio Teixeira
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de Família e casais

        
        Nós nos assustamos com a linguagem utilizada por nossos filhos nas conversas virtuais. Parecem que não são os mesmos. Por que utilizam um linguajar tão chulo e vulgar?
        Sabemos que nossos jovens possuem necessidade de estar em grupo, mas não devemos aceitar que eles adquiram hábitos ou esqueçam seus valores para se fazerem aceitos. E como agir quando percebermos que estão fazendo “qualquer negócio” só para fazer parte de um grupo?
        A primeira coisa a fazer é refletir com eles sobre as atitudes. Provocar uma parada para pensar nas atitudes. E, a partir do pensar, um crescimento. Os filhos precisam respeitar os pais. O respeito inclui ter um comportamento adequado para família independentemente se estão na presença dos pais, independentemente do local: presencial ou virtual.
        Apesar do linguajar ser muito preocupante, a atenção precisa estar voltada para a falta de coragem em ser o que ele acredita e aprendeu diante dos colegas. A imitação de um “modismo” sem questionar. O reproduzir comportamentos por querer pertencer, mesmo que isso atropele a educação recebida.
        Hoje enfrentamos a postura da linguagem, e amanhã?
        Se desejamos que nossos filhos sejam coerentes com os valores e princípios familiares, devemos acompanhar o que fazem e corrigi-los. Não dá para encarar como uma fase natural sem pontuar. Tudo que é fase e não é trabalhado, instala-se e permanece.
        Estamos vivendo um momento no qual as pessoas perderam a noção do que é respeito. Relacionam-se sem empatia e com o foco nos próprios desejos. E como enfrentar isso?
 DIÁLOGO. Diálogo aberto e franco sobre tudo o que acontece.
EMPATIA. Fazê-los colocar-se no lugar do outro permite sensibilizá-los e reelaborar conceitos.
Sei que não tem sido fácil para os pais enfrentar tanta novidade do mundo moderno. Entristeço-me quando muitos falam que estamos em outra época e não devemos educar como antigamente. Sim! Estamos em outra época, porém a forma de educar evoluiu e não a ausência da educação.
Percebo atos de omissão na desculpa de que tudo mudou. Tudo mudou e vamos cruzar os braços? Tudo mudou e vamos ver no que vai dar? O que mudou?
Acredito que devemos retomar velhas formas de nos relacionarmos com os filhos antes que os percamos para o tal mundo mudado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.