terça-feira, 11 de junho de 2019

Você tem medo de quê?


Resultado de imagem para medo


Você tem medo de quê?
Fabíola Sperandio Teixeira do Couto
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

         Como pais, o que amedronta você?

         Tem medo de ter filhos mal educados? Ensine a eles o valor do “Bom dia”, “Boa Tarde”, “Boa Noite”, “Como vai a senhora?”, “Obrigada”. 
         Tem medo de ter filhos imprudentes financeiramente? Mostre-lhes o valor do dinheiro. Não os torne impulsivos e consumistas. Dê o exemplo, sendo comedido e responsável financeiramente. Exibicionismo financeiro torna os filhos consumistas. 
         Tem medo de ter filhos que recusem conhecimento acadêmico? Valorize a escola. Mostre o que vocês, pais, conquistaram através dos estudos. Frequente os cursinhos em que seu filho está matriculado. Interesse-se pelo que ele faz.
         Tem medo de seu filho não o respeitar? Ensine-lhe o valor da hierarquia sendo pais. Mostre que devem respeito a você, o respeitando e deixando a decisão final sempre com vocês, pais. Não permitam que saia a primeira palavra deselegante destinada a vocês. Já saiu? Retomem. Façam novos combinados. Sejam firmes em mostrar que não aceitam mais e determinem consequências no caso da desobediência.
         Tem medo de que seu filho seja agressivo? Mostre-lhe o valor de um argumento. O poder da palavra saudável. Não estimule que lute por razão com a força física.  Alimente seu filho com reflexões e mostre que, às vezes, “é melhor recuar e ser feliz, que ter razão” em uma discussão que não o levará a nada.
         Tem medo de que seu filho não saiba amar e se relacionar com alguém? Ensine-lhe o que é amor e respeito. Promova reflexões sobre a importância do amor próprio. Mostre que ele precisa se amar para que saiba amar o outro.
         Tem medo de que seu filho adquira as doenças socioemocionais? Prepare-o para falar sobre sentimentos. Escute suas aflições e angústias. Deixe-o esvaziar suas dores sem criticá-lo. Depois, ofereça caminhos para que ele supere e lute.
         Tem medo de que seu filho não seja persistente em suas escolhas? Quando pedir para ser matriculado em algo novo, promova aulas experimentais antes da opção da matrícula. Faça-o conhecer para, depois, decidir. Depois de decidido, coloque um prazo mínimo de aulas até permitir sair ou mudar de opção. Não compre tudo o que ele precisa para realizar aquela aula. Vá oferecendo os equipamentos devagar. Se ele começa uma luta, por exemplo, e você já compra tudo do melhor e do que precisa, ele não sentirá o valor da conquista de cada item e pode não dar valor ou não terá coragem de manifestar que fez uma escolha errada pelo gasto já realizado, e seguirá infeliz na modalidade.
         Tem medo de que seu filho não saiba valorizar a família? Reflita sobre o exemplo que vocês oferecem. Como vocês tratam os avós dele? Como vocês falam dos parentes? Saibam que, amanhã, ele formará uma família e agirá como vocês.
         Tem medo de que seu filho não saiba escolher amigos? Observem as escolhas que ele faz. Por que ele se interessa por determinada companhia? Conheçam seu filho pelas escolhas que ele faz e nunca culpe o escolhido. Você tem que ficar atento é a seu filho e não aos hábitos e atitudes do filho do outro. A escolha por determinada companhia revela muito da nossa “cria”.
         Você tem medo de quê?
       O medo não pode desencadear uma paralisia, precisa ser a mola precursora para ação. Ficar queixando-se ou temendo não ajudará na educação de seu filho. Seu exemplo fala mais que os inúmeros discursos ao longo da convivência familiar.
         Pais que moram juntos ou separados precisam entender que os filhos precisam dos dois. O casal não deu certo, mas a paternidade tem que dar certo SIM!
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.