segunda-feira, 3 de junho de 2019

Dia dos namorados: o que esta data pode ensinar aos pequenos?


Resultado de imagem para dia dos namorados








Dia dos namorados: o que esta data pode ensinar aos pequenos?

Fabíola Sperandio Teixeira
Pedagoga – Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais


        Amanhecemos hoje com uma chuva de posts, panfletos nas ruas, declarações pelo Dia dos Namorados. Uma data comercial que oferece a oportunidade de refletirmos sobre o que significa.
        Antes, gostaria de retomar meu artigo https://ludovica.opopular.com.br/blogs/educar-faz-parte/educar-faz-parte-1.962126/crian%C3%A7a-n%C3%A3o-namora-1.1345983  para deixar clara a minha preocupação com os pequenos. No entanto, hoje só se fala em namoro. E o que podemos ensinar?
        Primeiro, precisamos ensinar aos nossos filhos o significado do verdadeiro amor. Que, antes de uma data comercial que nos faz parar para refletir e nos estimula ao comércio, temos que entender o momento e as diferenças das variadas formas de amar.
        As crianças de hoje estão vivenciando a banalidade da frase “eu te amo”. Vivem em uma atualidade na qual relações são rápidas, e muitas vezes, desrespeitosas. Dessa forma, muitos questionamentos surgem na cabecinha delas: “Quem ama grita?” “Por que ele diz que ama e saiu com outra?” “Ela disse que amava, mas o deixou?...” E o que é amor? O que é namorar?
        Amor e namoro estão bem longe de desrespeito, agressividade, deselegância. Sim! Pode parecer engraçado, mas é deselegância mesmo. É deselegante não saber ouvir, alterar a voz, ignorar, não fazer jus à escolha. Escolha? Isso mesmo! Namorar é escolha. E uma escolha que deve ser madura. Precisa-se de maturidade e é exatamente por isso que criança não namora e adultos precisam dar bons exemplos do que é amor/ enamorar.
        A data de hoje precisa servir para pararmos para refletir sobre o amor. Que amor tenho oferecido como exemplo? Meus filhos conseguem entender o que é namoro através da minha relação com o(a) meu(minha) companheiro(a)? Consigo conviver com o(a) meu(minha) escolhido(a) de uma forma que exale amor?
        Ouvimos de nossas crianças a reprodução do que veem em seus lares. Muitas vezes, a confusão instalada nas relações familiares gera conceitos que são reproduzidos. Preocupo-me muito com isso. Preocupo-me com o excesso de conclusões baseadas em relações doentias.
        Que esta data possa estender um pensar sobre o modelo de amor que estamos divulgando. O que o Dia dos Namorados representa para você? Já havia pensado dessa forma?  Interaja comigo através do meu Instagram @fabiola_sperandio
       

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.