segunda-feira, 10 de junho de 2019

O que é educação familiar?



Resultado de imagem para família

O que é educação familiar?

Fabíola Sperandio Teixeira
Pedagoga – Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais


            Hoje percebo os receios das famílias em relação ao mundo. Ao mundo como visão ampla mesmo e aos pequenos mundos: amigos, grupo da igreja, família de origem, escola, grupo do esporte.       Diante desse medo, observo que algumas famílias, se pudessem, colocariam seus filhos em bolhas de proteção. Como se a solução fosse o não contato com as diversidades. Que pena! É tão mais fácil lidar com as diferenças transformando-as em aprendizado e maneiras de proteção. Como? Educação familiar!
        E o que é educação familiar? Educar os filhos a partir do que a família acredita: princípios, valores, regras, comportamentos, escolhas...
        Deixar claro aos filhos no que acreditam frente ao que se deparam no mundo. Exemplo:
- Mãe, a mãe do Diego o deixa ...
- Filho, você é o Dario e a sua mãe sou eu. Acreditamos que essa atitude não cabe.
 Pronto! Estabeleceu, claramente, o que a família pensa. Isso é educação familiar.
- Pai, acho ridículo o senhor não aceitar os descontos dados pelas lojas como mérito da sua função e incorporar na nota fiscal. Muitos se beneficiam do título.
- Mesmo, filho? Então, deixe eu te ensinar uma coisa. Aqui em nossa família, na família Teixeira, nós temos claro que ter atitude de não apropriar do que não é nosso é a maneira correta. Jamais se utilize de títulos para benefício próprio. Fui eleito pelo grupo de moradores para representá-los e não para fazer as minhas vontades pessoais ou se beneficiar de qualquer situação.
Pronto! Estabeleceu-se mais um aprendizado de educação familiar.
- Mãe, não deixe esse espertinho passar na sua frente. O sinal vai fechar e eu estou com pressa.
-Filho, não é dessa forma que chegaremos mais rápido. Não sei se a necessidade do ‘espertinho’ é maior que a nossa. E, acima de tudo, quero chegar ao local com segurança e sem transgredir regras de trânsito.
Pronto! Mais um aprendizado familiar foi proporcionado.
- Madrinha, quero mudar de escola porque na minha sala há um garoto que...
- E você acha que mudando de escola resolverá o problema? Que tal aproveitar a situação para aprender a lidar com as diferenças? Então, se você fizer medicina e no hospital que você tiver trabalhando se deparar com um colega médico o qual possui uma postura diferente da sua, você vai mudar de local de trabalho? As situações precisam ser enfrentadas.
Pronto! Mais uma mensagem de aprendizado será arraigada.  
Educação Familiar é permitir que o que a família acredita está acima do que as outras famílias fazem. É não deixar que as diferenças minem as convicções, princípios e valores. É permitir que os filhos observem os comportamentos, comparem com os comportamentos familiares e formem conceitos. Conceitos internos e externos. Aprendidos e rejeitados.
Enquanto tentarmos acreditar que é evitando o contato com o diferente que não minamos o que acreditamos como certo, estaremos criando uma bolha não construtiva para nossas crianças. Quando estiverem adultos, será que saberão lidar com tudo que irá aparecer se você, ao invés de oferecer uma educação familiar, ficar apenas agindo como um jardineiro que não extermina as pragas surgidas no jardim e prefere mudar de casa? Pense nisso! Aprender a tirar as braquiárias do jardim é mais fácil que ficar fugindo delas ou pulando de bairro em bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.