
Como a escola do meu filho lida
com os recursos tecnológicos
Fabíola Sperandio Teixeira do Couto
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de
Família e Casais
Tenho escutado pais bem
confusos sobre as promessas e as entregas das escolas. Quando começam as
visitas para escolha da escola para os filhos, começam as dúvidas sobre o que é
melhor para eles e o que verdadeiramente as escolas oferecem.
Primeiro, quero chamar a
atenção para o papel da escola. A escola precisa se preocupar com a formação
acadêmica e a formação humana. Algumas escolas estão se preocupando em
diversificar o que oferecem e muitas vezes, estão se perdendo neste processo.
Explico. Precisamos compreender que nem sempre é possível conquistar um leque
de atividades para oferecer no mesmo ambiente: karatê, yoga, ballet, capoeira,
natação, futebol, defesa pessoal, teatro, dança contemporânea,
empreendedorismo, educação financeira, arte de falar em público, entre outros
cursos oferecidos paralelamente ao acadêmico. Pensem comigo: será que é
possível conseguir profissionais em excelência para toda esta gama de opções? Salve
as escolas paralelas à escola acadêmica. Elas sim se dedicam com excelência às
atividades extracurriculares. Uma escola, para corresponder a tantos desejos
das famílias, terá que possuir infraestrutura e profissionais
especializados.
Agora, trabalhar a teoria e
a prática curricular da série associadas às novas tecnologias, já é uma
necessidade que as famílias precisam conhecer na instituição que elegeram como
aquela que tem uma filosofia que combina com os valores e princípios
familiares.
As novas tecnologias
digitais apresentam-se como uma ferramenta que tem formas especiais de permitir
observar, simbolizar e atuar sobre o mundo. A Tecnologia possibilita níveis de
apresentação simbólica ainda não favorecida por outros instrumentos no que tange
à habilidade de simular problemas e circunstâncias: simulação entre o real
através do virtual na educação. Desta forma, as novas tecnologias digitais como
instrumentos podem ser utilizadas como recurso que vai facilitar o processo entre
professor e aluno.
Desenvolver um projeto pedagógico que permita que as novas tecnologias digitais possuam a importância de contribuição e justifique a sua inserção através do mecanismo de transmissão das informações que ele possibilita, e que insira a criança a uma transformação global de uma nova maneira estratégica de acordo com os meios pedagógicos que significam a aprendizagem, precisa ser objetivo da escola.
Quebrar paradigmas entre aluno, professor e conhecimento é o papel das novas tecnologias digitais, que interagem como uma ferramenta mediadora da cultura com maior competência interativa que permite ao aluno recriar, conhecer o mundo, empregando e se apropriando deste diferencial.
O currículo escolar precisa
estar focado nos conteúdos, levando em conta que o aluno é capaz de partilhar e
contribuir com a sua bagagem, desfazendo da passividade e levando-lhe autonomia
e criatividade. A criança precisa ver sentido no que aprende e quando ela é
atuante no que é proposta, tudo se torna mais atraente.
Pensar em uma educação com a qual a criança tenha oportunidade de refletir sobre o conteúdo e compreendê-lo é dar a oportunidade de crescer academicamente. Com isso, pode se pensar em uma transformação no processo ensino aprendizagem, passando a colocar foco na aprendizagem, ao invés de colocar no ensino; na construção do conhecimento e não na instrução.
Os recursos tecnológicos
estão aí para aproximar o conhecimento escolar com o mundo atual. Agregar estes
recursos atrairá a criança para o aprendizado e ainda desenvolverá habilidades
e competências.
O preconceito de algumas
escolas na inserção da tecnologia (materiais interativos e virtuais,
ferramentas em EAD, complementos de
livros didáticos com parte digitais, entre outros recursos) precisa
acabar.
Você já pensou em analisar a
escola que busca sobre este olhar? Como a escola alia o tradicional com o
inovador? Quais as ferramentas utilizadas para gerar significado na
aprendizagem do seu filho? Os professores são estudiosos e vão além da
graduação? Você já entrou nas redes sociais da escola que deseja para ver o
movimento educacional?
O final do ano traz este
pensar sobre que educação quero proporcionar a meu filho e quem são os meus
parceiros. Fiquem de olho.
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