segunda-feira, 3 de junho de 2019

Como a escola do meu filho lida com os recursos tecnológicos





Resultado de imagem para tecnologia na educação




Como a escola do meu filho lida com os recursos tecnológicos






Fabíola Sperandio Teixeira do Couto
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

Tenho escutado pais bem confusos sobre as promessas e as entregas das escolas. Quando começam as visitas para escolha da escola para os filhos, começam as dúvidas sobre o que é melhor para eles e o que verdadeiramente as escolas oferecem.
Primeiro, quero chamar a atenção para o papel da escola. A escola precisa se preocupar com a formação acadêmica e a formação humana. Algumas escolas estão se preocupando em diversificar o que oferecem e muitas vezes, estão se perdendo neste processo. Explico. Precisamos compreender que nem sempre é possível conquistar um leque de atividades para oferecer no mesmo ambiente: karatê, yoga, ballet, capoeira, natação, futebol, defesa pessoal, teatro, dança contemporânea, empreendedorismo, educação financeira, arte de falar em público, entre outros cursos oferecidos paralelamente ao acadêmico. Pensem comigo: será que é possível conseguir profissionais em excelência para toda esta gama de opções? Salve as escolas paralelas à escola acadêmica. Elas sim se dedicam com excelência às atividades extracurriculares. Uma escola, para corresponder a tantos desejos das famílias, terá que possuir infraestrutura e profissionais especializados. 
Agora, trabalhar a teoria e a prática curricular da série associadas às novas tecnologias, já é uma necessidade que as famílias precisam conhecer na instituição que elegeram como aquela que tem uma filosofia que combina com os valores e princípios familiares.
As novas tecnologias digitais apresentam-se como uma ferramenta que tem formas especiais de permitir observar, simbolizar e atuar sobre o mundo. A Tecnologia possibilita níveis de apresentação simbólica ainda não favorecida por outros instrumentos no que tange à habilidade de simular problemas e circunstâncias: simulação entre o real através do virtual na educação. Desta forma, as novas tecnologias digitais como instrumentos podem ser utilizadas como recurso que vai facilitar o processo entre professor e aluno.

      Desenvolver um projeto pedagógico que permita que as novas tecnologias digitais possuam a importância de contribuição e justifique a sua inserção através do mecanismo de transmissão das informações que ele possibilita, e que insira a criança a uma transformação global de uma nova maneira estratégica de acordo com os meios pedagógicos que significam a aprendizagem, precisa ser objetivo da escola.

        Quebrar paradigmas entre aluno, professor e conhecimento é o papel das novas tecnologias digitais, que interagem como uma ferramenta mediadora da cultura com maior competência interativa que permite ao aluno recriar, conhecer o mundo, empregando e se apropriando deste diferencial. 
O currículo escolar precisa estar focado nos conteúdos, levando em conta que o aluno é capaz de partilhar e contribuir com a sua bagagem, desfazendo da passividade e levando-lhe autonomia e criatividade. A criança precisa ver sentido no que aprende e quando ela é atuante no que é proposta, tudo se torna mais atraente.

         Pensar em uma educação com a qual a criança tenha oportunidade de refletir sobre o conteúdo e compreendê-lo é dar a oportunidade de crescer academicamente. Com isso, pode se pensar em uma transformação no processo ensino aprendizagem, passando a colocar foco na aprendizagem, ao invés de colocar no ensino; na construção do conhecimento e não na instrução.
Os recursos tecnológicos estão aí para aproximar o conhecimento escolar com o mundo atual. Agregar estes recursos atrairá a criança para o aprendizado e ainda desenvolverá habilidades e competências.
O preconceito de algumas escolas na inserção da tecnologia (materiais interativos e virtuais, ferramentas em EAD, complementos de  livros didáticos com parte digitais, entre outros recursos) precisa acabar.
Você já pensou em analisar a escola que busca sobre este olhar? Como a escola alia o tradicional com o inovador? Quais as ferramentas utilizadas para gerar significado na aprendizagem do seu filho? Os professores são estudiosos e vão além da graduação? Você já entrou nas redes sociais da escola que deseja para ver o movimento educacional?
O final do ano traz este pensar sobre que educação quero proporcionar a meu filho e quem são os meus parceiros. Fiquem de olho.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.