terça-feira, 11 de junho de 2019

Vamos ensinar nossos filhos a serem guerreiros?



Resultado de imagem para heróis




Vamos ensinar nossos filhos a serem guerreiros?
Fabiola Sperandio T. do Couto
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de família e Casais

        Se repararmos em alguns contos infantis e algumas canções, percebermos que lançamos um pensamento cultural. Esta cultura reproduzida, muitas vezes, gera um pensamento de que podemos ser salvos magicamente por alguém. Basta aguardar que algo bom irá acontecer.  Ter pensamentos fantasiosos fazem parte da infância saudavelmente até um determinado tempo, certo?
        Diante disso, faço um convite para que possamos ficar atentos ao que oferecemos aos nossos filhos. Quando pequeninos, em sua fase infantil, eles usufruem muito mais da melodia do que da letra. O doce som da voz dos pais associado à melodia faz muito bem a eles.
        Com o tempo, eles começam a entender a letra, captam as palavras e frases, mas não as interpretam totalmente ou além da fantasia da historinha. Não fazem ligações com a vida real.
        Acontece que as historinhas contadas e cantadas vão sendo arraigadas em sua cultura. E, é exatamente aí que devemos nos atentar.
        Para ilustrar a minha fala, trago uma canção infantil para refletirmos. “A linda rosa juvenil”, de autoria do famoso Carequinha, que tanto alegrou as crianças e tem o meu mais nobre respeito, (fonte: site Vagalume), é um exemplo que gostaria de dividir. Com toda licença poética, gostaria de fazer uma análise da letra dessa música.

A Linda Rosa Juvenil
Fonte: https://www.letras.mus.br/temas-infantis/1453221/
A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
Que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
Que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para os dois, para os dois, para os dois
Batemos palmas para os dois, para os dois.
        A canção lindamente traz a ideia de um lar feliz até que algo ou alguém ruim aparecer. E como temos momentos assim, não é mesmo? Quantas vezes estamos felizes em família e alguém passa a fazer parte (cuidadora, madrasta ou padrasto, etc) dela e o quadro muda? Ou um ente querido adoece e a doença passa ser a “bruxa má”, minando a nossa alegria?
        Acontece que a música mostra que o medo paralisou. A flor fica paralisada, e até o mato cresce ao seu redor. O medo não pode nos paralisar. Temos que ensinar as nossas crianças a vencerem o medo. O mato é a representação da paralisia demorada, a ponto de ter crescido ao redor da flor.
        Na vida real, o mato seria a representação das doenças emocionais e físicas: fobia social, depressão, a imunidade baixa, e febres sem explicação, alergias, etc. Diferentemente da rosa, nossas crianças não podem esperar “um rei” para despertá-las. Precisam receber orientações e ferramentas para se despertarem.
        Nossos filhos precisam aprender a se defender e entender os momentos felizes devem ser gerados por eles e não por outros.
        A música é concluída com palmas para os dois. Palmas para a flor e para o rei. Para o rei, que tirou a rosa da paralisia e para rosa, que aceitou o gesto do rei. Quero concluir a reflexão com as palmas para quem se propõe a pensar no que escrevi. Não de uma forma crítica a nada, nem a ninguém, porém como uma educadora que está sempre desejosa a aproveitar as oportunidades para ajudar as crianças a serem mais protagonistas e mais felizes.
        Que, como pais, consigamos sair da postura de “rei salvador” e protetores, para a ação de pais mestres em ensinamentos que promovam a evolução dos filhos em todos os sentidos.
        Que a “Linda Rosa Juvenil” não paralise frente às decepções, assédios morais ou sexuais, bullying, preconceito e qualquer outra situação que  tire a criança de um momento feliz para uma situação “bruxa má”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.