terça-feira, 4 de junho de 2019

“Mamãe, eu vi coisa feia na internet”





Resultado de imagem para criança com computador








“Mamãe, eu vi coisa feia na internet”

Fabíola Sperandio Teixeira
Pedagoga – Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais
Especialista em Gestão e Organização em Centros Educacionais
Mestre em Educação


         Consegue imaginar o que ele pode ter visto?  A mamãe desse garoto de 8 anos também não imaginava. Passou tudo por sua cabeça, menos o que realmente o que ele acessara.
         Felício, um garoto muito curioso, já estava acostumado a fazer pesquisas pela internet. Sabia que qualquer coisa escrita na barra do Google o direcionaria a alguma notícia ou imagem. Fazia isso com frequência. Até que um dia escreveu “mulher gostosa” e foi direcionado a um monte de imagens e vídeos. Ficou assustado e fascinado ao mesmo tempo. Porém não conseguiu guardar esse segredo. Desceu para área de convivência do prédio e convidou Paulinho para ver a descoberta.
         Paulinho é um garoto tímido e de poucas palavras. Gosta de correr e brincar. Tinha uma família que mostrava que tudo tem a sua hora e que ele precisava saber dizer não para aquilo que não fosse o momento. E ele disse não. Não deu muita moral para o convite de Felício. Sem sucesso, Felício foi até Jeremias. Jeremias é muito curioso, apesar de ser discreto. Não é um garoto protagonista, mantém-se mais distante dos líderes das brincadeiras. No entanto, naquele dia, Jeremias ficou curioso com o que Felício estava contando e quis ver as “tais” postagens.
         Assistiram juntos a muitos vídeos e viram muitas mulheres e homens pelados. Felício mostrava-se animado com tudo. Já Jeremias estava assustado. Fizeram um pacto de segredo. Afinal, sabiam que eram muito pequenos para este tipo de acesso na internet.
         Felício ficou muito fissurado, para não dizer viciado, em entrar e assistir a tudo aquilo. Grande parte do seu dia era em um cantinho vendo e ouvindo sobre sexo. Já Jeremias se sentia culpado.  Jeremias passou a comer mal, ficava pelos cantos, afastou-se dos pais. A culpa o consumia. “Por que aceitei ver isso? ”- pensava sem parar.
         Um dia, sem se aguentar mais de sufoco com o segredo, resolveu abrir-se com a sua mãe. “Mamãe, eu vi uma coisa feia na internet! ” Falou em um único fôlego. A mãe não deu muita atenção. Começou a falar de filmes de terror, MOMO, etc. Ele olhava e algumas lágrimas escorriam. Sentia pior com a falta de atenção da mãe e até a achava inocente diante do feito.
         Jeremias resolveu agir. Deu uma longa respirada e gritou: “Mamãe, eu vi sexo. ” A mãe parou tudo e o olhou. Ficou tão transtornada que, ao invés de ouvi-lo, começou a falar sem parar: “ Onde foi isso, menino? O que você está falando? Quem te mostrou isso? Não acredito, Jeremias! Quem fez isso com você? Não me decepciona!!! , etc., etc., etc . Jeremias já estava arrependido de ter contato. Chegou a pensar que Felício estava certo em manter segredo.
         Exausto da falação, Jeremias tentou amenizar. Disse que não era o que ela pensava. Que só tinha visto que criança nasce de sexo e que sexo é homem com mulher. A mãe, desejosa de ser mesmo algo leve, ironizou: “Ahhh você já tem idade para saber que filho não vem da cegonha! Vou à escola para pedir que falem sobre isso”.
         No outro dia, Jeremias encontrou Felício. Contou o que tinha conversado com a mãe. Foi ridicularizado pelo colega. Virou piada na rodinha. Rodinha? Sim! Felício já tinha conseguido mostrar para quase todos os garotos do prédio, menos para Paulinho, que se mantinha firme em não ver.
         Paulinho, vendo aquele movimento todo, sentiu que deveria fazer algo. Procurou sua mãe. “Mamãe, os meninos do prédio não querem brincar mais. Só ficam vendo coisas que não são da idade na internet. Está chato descer”. A mãe de Paulinho parou tudo o que estava fazendo e pediu que ele contasse, com mais detalhes, o que estava acontecendo. Paulinho contou tudo, inclusive que se recusava a fazer parte disso. A mãe de Paulinho reforçou os ensinamentos a ele e pediu autorização para que isso não ficasse só entre os dois. Mostrou que precisava ajudar as crianças através de uma conversa de adultos entre as mães. Paulinho concordou.
         A mãe de Paulinho marcou um lanche com todas as mamães de seus amiguinhos. Contou o que estava acontecendo. Ficou muito surpresa com as variadas reações: mãe negando que o filho faria isso; mãe afirmando que o filho lhe contava tudo; mãe a acusando de falar demais. Apenas uma das mães convidadas fez parceria com a mãe de Paulinho na busca de orientação aos filhos.
         As duas, então, procuraram ajuda.  E foi aí que eu entrei na história. Conversamos longamente sobre o ocorrido. Traçamos ferramentas de ação com as crianças.

1º - Parabenizei-as pela escuta. Crianças precisam ser ouvidas e acolhidas.
2º - Trabalhei com elas sobre a decepção que tiveram com as atitudes das outras mães. Mostrei que valeu a tentativa e que compreendessem que cada um ouve e age como dá conta. Dependendo de sua maturidade interior.
3º - Falamos sobre a importância de deixar claro aos filhos que cada coisa tem o seu momento. Algumas curiosidades podem ser deixadas mais para frente, mas, se desejassem mesmo ver ou saber, que podiam confiar nos pais.
4º - Reforçar as atitudes positivas e de parceria entre pais e filhos. Como exemplo, a fidelidade de Paulinho às regras, aos valores e princípios familiares.
5º - Realizar dinâmicas com os filhos para que pudessem colocar para fora o que viram e o que sentiram. No caso do Paulinho, sobre a represália que teve por não aderir. No caso da criança que viu as cenas de sexo, quais eram as dúvidas, medos e curiosidades.
6º - Colocar os papais na jogada. Antes, porém, realizar combinados do casal sobre até onde ir e como falar.
7º - Mostrar que convites surgirão ao longo da vida. Convites para coisas que fogem do que acreditam como família: drogas, bebidas, comportamento impróprio em locais públicos, etc. Utilizar o ocorrido como oportunidade de aprendizado.
8º - Por último, fica o aprendizado de que cada família é de um jeito, o importante é ser fiel a sua família, respeitar as diferenças e ensinar o filho a conviver com os diferentes, não sofrendo porque não aceitou algo proposto.

         Criamos nossos filhos para enfrentar o mundo. Neste enfrentamento, é essencial ajudá-los emocionalmente. Nada de exageros ou desesperos. Encare tudo como oportunidades e coloque mais leveza na forma de educar. Seja firme e doce. Acolha e ensine. Desejo sucesso sempre às famílias.
                 
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.