terça-feira, 11 de junho de 2019

Terror noturno: o que é isso?



Resultado de imagem para terror noturno


Terror noturno: o que é isso?

Fabíola Sperandio Teixeira do Couto
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

    
    Entre inúmeras causas do comprometimento escolar deparamos com crianças que não conseguem obter rendimento durante a aula por viverem episódios de terror noturno. Mas, afinal, o que é isso? Terror noturno é um distúrbio do sono que pode acometer bebês, crianças, adolescentes e adultos. Compromete significativamente a qualidade do descanso noturno, trazendo cansaço e mal-estar ao longo do dia.
     
    Os episódios costumam ser breves, de 02 a 05 minutos, segundo especialistas, e diferencia-se de pesadelos. A pessoa acometida, no momento do episódio, não consegue ter domínio da situação, fica agitada, levanta-se ou senta na cama, conversa, grita, chora profundamente e ao acordar, não consegue recordar o ocorrido. Diferente dos bebês e crianças, adolescentes e adultos podem apresentar agressividade durante o momento de terror noturno e ainda se lembrarem de parte do ocorrido.
Pais e companheiros estão sempre assustados por assistirem a cenas do terror noturno, bem diferente da criança e do adulto, que não se dão conta do ocorrido da mesma forma.  É necessário ter cautela para lidar com a situação. Mostrar preocupação excessiva não ajudará em nada. A medida que a criança cresce, a tendência é ir desaparecendo este distúrbio. Caso persista, é muito importante procurar um especialista para identificar a causa. Ter qualidade de sono é essencial para um dia mais produtivo e feliz.

     O que leva ao terror noturno ainda é estudado, mas especialistas acreditam na hipótese do estímulo exagerado no sistema nervoso central durante o sono, além de relacionarem ao problema situações como cansaço extremo, privação do descanso, estresse, mudança de horário de dormir, mudança de local para o repouso (ambiente não conhecido), estado febril, excesso de luz ou sons no quarto, genética  (casos de sonambulismo ou terror noturno em familiares), pensamento acelerado seguido de preocupações, problemas respiratórios, enxaqueca, algum medicamento temporário ou de uso frequente.

     Vale ressaltar que crianças também possuem preocupações e pensamentos acelerados. Infelizmente tem sido cada vez mais frequente encontrar crianças ansiosas e deprimidas. Preocupações com resultados no esporte ou na escola ou ansiedade com uma viagem podem provocar episódios noturnos. Adultos que apresentam terror noturno geralmente possuem quadros de ansiedade e depressão.
Somente um especialista poderá diagnosticar e colaborar com a prevenção e até eliminação de tais episódios. A análise da narrativa seguida de exames físicos e psicológicos ajudarão na condução em busca de uma qualidade de sono revigorante e saudável.
Como no momento do episódio a criança ou o adulto não possui consciência do que está ocorrendo, mesmo quando abre os olhos e chora, o ideal é os pais ou companheiro se posicionar ao lado para proteger de qualquer risco e aguardar o episódio passar. Conversar com a criança ou acordá-la pode assustá-la e não ajudar em nada. Enquanto estiver em “crise”, ela não terá noção da sua presença. Mantenha a calma e emita energia de paz e amor para ela. Ela sentirá a sua respiração calma e instintivamente irá se acalmando também.

      Episódios ocasionais não são motivos de preocupação. Você pode comentar com o médico em uma consulta rotineira. Agora, se se tornarem frequentes, siga o conselho da busca de especialistas. Procure anotar o dia e a hora em que ocorreram. Registre também o comportamento pessoal de cada dia: chorou, debateu-se, gritou, etc.  Tudo isso será importante para o profissional ser assertivo na ajuda.

DICAS PARA PREVENÇÃO:
  • ·         Estabeleça uma rotina de horário para dormir. É muito importante que a quantidade de horas gere um repouso restaurador.
  • ·         Promova atividades que relaxem próximo ao horário do descanso noturno. Nada de brincadeiras agitadas ou alimentação pesada.
  • ·         Se algo saiu da rotina naquele dia, procure conversar com a criança sobre o ocorrido para que ela compreenda ou tire suas dúvidas. Situações de estresse precisam ser eliminadas para que as preocupações ou tristezas não a acompanhem ao travesseiro.  Exemplo: troca de uma auxiliar do lar; visita que foi embora; presenciar alguma cena de conflito entre os pais.
  • ·          Verifique a quantidade de horas necessárias para seu bem-estar e a acorde-a sempre no mesmo horário. Horas a mais de sono também podem gerar desconforto. Equilíbrio é o segredo para tudo.
  • ·         Dia de festa geralmente é um prato cheio para sono agitado. Após muitas brincadeiras com amiguinhos, dê um banho morno, converse com a criança, faça uma massagem nas perninhas, pés e bracinhos enquanto interage com calma e amor e ela irá relaxar para descansar com qualidade.
  •  

       Acredito que toda família tenha um caso para contar, afinal terror noturno é muito mais comum do que imaginamos. Espero ter despertado as famílias sobre o tema. Ver pais ansiosos e crianças assustadas com as preocupações de seus genitores por este motivo me motivou a escrever.

      Desejo a todos uma boa noite de sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.