terça-feira, 11 de junho de 2019

Quando os verbos não são só importantes para disciplina de Língua Portuguesa




Resultado de imagem para escutar


Quando os verbos não são só importantes para disciplina de Língua Portuguesa

Fabíola Sperandio Teixeira do Couto
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

                As famílias estão reflexivas, quero acreditar. São muitos acontecimentos que nos fazem pensar sobre a importância da retomada da relação familiar. E hoje quero falar sobre alguns verbos aliados a relação familiar saudável.

Dialogar – O diálogo é essencial em qualquer relação. Falar sobre os sentimentos, receios e insatisfações nem sempre é fácil, mas muito necessário. Se a família faz esse exercício, os filhos aprendem e multiplicam essa ação.  Você tem dialogado com o seu cônjuge? Você tem dialogado com seus filhos? O que é dialogo para você ( só falar ou promover a interação das ideias)?

Escutar – Falar só se tornará um hábito se houver escuta. Escutar é diferente de ouvir. A gente ouve muitas coisas, mas somente permite ficar o que escuta ou seja, o que projeta para dentro de seu eu, digerimos e promove um pensar.  Qual a sua disposição para escutar? Que tempo você tem destinado à escuta? Seu filho chega com uma história sobre os primos ou a escola e você se interessa? O que você faz com o que tem escutado?

Compreender – Ao dialogar e escutar sentimentos, queixas, indagações, você tem feito uma escuta para compreender ou para devolver uma resposta? Você tem sido compreensivo ou reativo?  Exercer empatia é fundamental na relação familiar. Não devemos buscar quem está com a razão e sim buscar o autoconhecimento e o conhecimento de quem tanto amamos.

Ceder – Na relação saudável, é necessário conceder. Até que ponto você está disposto a compreender e ceder quando necessário? Ceder não significa se anular ou ser “bonzinho”, porém mostrar que, NAQUELA situação, houve o entendimento e a negociação necessária para ambos. O importante para família é promover a evolução de todos os membros.

Crescer – A família precisa se unir para crescer junta. Crescer muitas vezes dói. A dor do crescimento é importante para o fortalecimento. Ter uma família saudável pressupõe união e apoio no crescimento individual e grupal.

Respeitar – O respeito é primordial para uma relação sadia. Famílias que estabelecem relações respeitosas adoecem menos física e emocionalmente. Ser respeitoso significa ver o outro em sua essência e não querer que o outro seja o seu espelho. Respeitar é entender e promover avanços pessoais.

Amar – Este verbo é o alicerce de todos os outros. Qual a minha disposição de amar o outro respeitando as diferenças? Consigo entender que o amor não é fazer o que o outro quer para agradá-lo, mas ser responsável em compreender o que o outro necessita e ponderar para que o ideal aconteça? Estou pronto para amar a família que formei e fazê-la crescer, sendo promotor de diálogo, escuta e compreensão?
         
Hoje as famílias estão necessitando conjugar verbos. Estão precisando retomar velhos hábitos. Estão precisando de uma parada para analisar como têm conduzido a rotina familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.