terça-feira, 11 de junho de 2019

Qual a influência da comoção sobre o caso Ana Clara em nossa família?




Resultado de imagem para caso ana clara goiania



Qual a influência da comoção sobre o caso Ana Clara em nossa família?

Fabíola Sperandio Teixeira

Pedagoga – Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais
Especialista em Gestão e Organização em Centros Educacionais.
Mestre em Educação




Vivemos uma semana de muita dor com o caso da linda menina Ana Clara (veja sobre o assunto através do link https://www.google.com/search?ei=05D_XLfGO9-55OUP0bWN0Ag&q=caso+ana+clara+goiania&oq=caso+ana+clara+goi&gs_l=psy-ab.1.0.0.14595.15212..17943...0.0..0.116.455.0j4......0....1..gws-wiz.......0i67j0i22i30.75--6eU-UvM).  Quando vivenciamos uma tragédia, nossos filhos ficam angustiados e inquietos por perceberem o movimento dos adultos e muitas vezes não conseguirem compreender tudo o que está acontecendo.  As famílias se assustam tanto que se descuidam ,conversam e assistem a todos os noticiários na presença das crianças. Enquanto adultos julgam, se assustam e se desorientam, frequentemente, as crianças não possuem alcance de entendimento de como um adulto pode ser tão maldoso com uma criancinha.  E as consequências são desastrosas. A insegurança gerada passa assombrar o dia a dia delas.
Para que as nossas crianças cresçam saudáveis e se desenvolvam, elas precisam sair da sensação de impotentes, não se sentirem vulneráveis e, muito menos frágeis e impotentes. Seus conteúdos internos ainda não são suficientes para que se defenderem de tudo que as faz sentir ameaçadas, assombradas e indignadas.  Os adultos, diante de uma notícia como a que repercutiu nos últimos dias, ficam em estado de alerta porque se colocam no lugar daqueles pais e a sensação de impotência, medo, desolação e desesperança toma conta e os faz mudar de atitudes momentaneamente. As crianças percebem isso e sentem que correm perigo, mas sentem-se perdidas em meio à realidade e à defesa.
A atualidade tem mostrado uma cultura de violência. Esta violência está sempre relacionada a algum desafeto, questões emocionais ou conflito. Diante disso, a mensagem que passamos aos nossos pequenos é que a violência é um recurso para solucionar algo que incomoda ou deseja. No caso citado, posso ilustrar a violência como recurso de algo que incomoda através da quantidade de comentários violentos sobre o que deveria ocorrer com o agressor/abusador da pequena criança. E a violência como solucionadora do desejo, posso ilustrar com a atitude doentia de descontrole do abusador em desejar saciar sua vontade sexual através da vítima infantil. E o que isso traz de aprendizado a nossas crianças?
As crianças, reproduzindo o ódio aprendido ou o medo despertado, não aprenderão a se defender. Isso apenas as faz mais reprodutoras de comportamento do que aprendizes com a situação. Uma comoção diante do fato é inevitável. Porém podemos escolher o que faremos com isso. A escolha tem que ser preservar as crianças do ódio e do medo produzido pelo adulto; cada adulto trabalhar internamente os conteúdos que mexeram com sua estrutura emocional (o que esta notícia desencadeou em mim e como posso reagir positivamente/ criando um novo caminhar); após o meu equilíbrio entre a razão e emoção, estabelecer condutas e atitudes que preservem a família para não passarem por situações parecidas; e como tratar o assunto caso a criança questione ou comente. ]
Tudo o que acontece ao nosso redor precisa passar pelo conhecimento dos fatos, entendimento, compreensão e ação. Não promove crescimento ficar apenas no campo da comoção e expressão da revolta. O que aprendo com isso? O que farei com o que aprendi? Como aplicarei este aprendizado em prol da minha família? Como posso ser um adulto que gere segurança para minhas crianças?
O mais importante no processo de educar os nossos filhos é promover ações que os façam evoluir emocionalmente. Gerar emoções que produza um avanço na maturidade. Qualquer ato que desencadeie sentimentos de medo, angústia e insegurança só trará desconforto e promoverá uma dedicação de tempo para desconstruir o que foi construído de pensamentos e sentimentos de forma irresponsável, pelos adultos, ao apresentarem precocemente uma gama de conteúdos emocionais que ainda não estão prontos.
Precisamos nos preparar para proteger o emocional das nossas crianças desta onda de violência atual. Para ensiná-las a serem prudentes, atentas, seletivas, seguras, não precisamos escancarar sofrimento, hostilidades, maldades, crueldades ocorridas com outras crianças de sua faixa etária. Podemos proteger nossas crianças apenas mostrando a elas que a família é a sua maior segurança. É mostrando que, quando vocês permitem ou não algo, estão fazendo por saberem através da vivência de vida, o que é seguro e saudável para eles e que devem confiar nos comandos que vocês oferecem: “Não aproximem de estranhos porque não sabemos o que querem”; “Não está na hora de sair sozinho porque precisam de aprender mais defesas”; “Não aceitem comidas e bebidas de desconhecidos porque só nós sabemos o que vocês podem comer”, etc.
Ficar atentos e cuidadosos é muito importante, mas cuidado com o que vocês estão colocando de informação e imagem dentro de seus lares.

Fabíola Sperandio Teixeira do Couto
Pedagoga-Psicopedagoga- Terapeuta de Família e Casais.
Blog Educar Faz parte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.