segunda-feira, 3 de junho de 2019

Meu filho sofre com as mudanças do horário de verão






Resultado de imagem para horário de verão










Meu filho sofre com as mudanças do horário de verão

Fabíola Sperandio Teixeira
Pedagoga – Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

Está chegando mais um horário de verão. Muitos pais percebem que a adaptação das crianças é um pouco complicada. Irritações, sonolência, dificuldades para alimentar nos “novos horários”, rendimento escolar comprometido. Enfim, um trabalho que precisa ser feito para ajudá-los. Domingo teremos que adiantar o relógio em 1 hora. O relógio é fácil, agora o organismo não é tão fácil assim.
Acredito que algumas sugestões poderão ajudá-los nesse processo.   .
1-   Comece hoje mesmo a ir mudando os hábitos. Vá organizando o horário de dormir, mexa um pouquinho no horário das refeições, vá fazendo mudanças gradativas de 10 minutos até estar bem próximo da “nova hora” no domingo. Mudar tudo da noite para o dia dificultará bastante o “seu trabalho” com as crianças.

2-   Organize para que todos da casa sejam colaborativos. Um ambiente que propicie a dica 1 é importantíssimo.

3-   Reduza o ritmo das atividades da casa próximo à hora de dormir e comer. Assim entenderão que está na hora de... Assim o corpinho das crianças irá se acostumando.

4-   Crie atividades familiares. Isso também pode dar oportunidade de a família se aproximar. É melhor criar situações que irão gerar leveza, não realizar a adaptação progressivamente pode gerar sofrimento e desgaste com os filhos.

5-   Que tal atividades que propiciem relaxamento para todos da família: leitura de livros uma boa música, roda de conversas, contos familiares? Assim, próximo ao horário de dormir, eles já estarão preparados para repousar mais cedo que o habitual.  

6-   Prepare alimentações leves, inicialmente, porque, como irão comer uma hora antes, não estarão tão necessitados deste alimento. Aos poucos, retome a alimentação normal.

Agora, o principal, seja compreensivo. Não cobre tanto essa readaptação. Aos poucos, tudo se encaixará. Compreenda a mudança de humor. Eles estarão estranhando tudo e não saberão como lidar. Nem saberão explicar o que estão sentindo, só que algo estará diferente.
Desejo que esta semana seja propícia para esse caminhar para, novamente, enfrentarmos a mudança de horário. Abraços afetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.