segunda-feira, 3 de junho de 2019

Dia das crianças: como será esse dia?





Resultado de imagem para dia das crianças






Dia das crianças: como será esse dia?
Fabíola Sperandio Teixeira do Couto
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

E chega mais um Dia das Crianças. E o que você pensou em fazer nesse dia? Que tal PRESENÇA no lugar de PRESENTE?  Você é capaz de oferecer um dia de muitas brincadeiras e afeto como presente a seu(seus) filho(s)?
Gostaria muito que os pais pensassem sobre isso. É muito fácil comprar e entregar algo. E este algo não substitui o mais importante, que é o amor demonstrado no estar junto de verdade.  Sair da obrigação de cumprir uma data comercial para saborear uma data que permita pensar na criança que fomos e na criança que ajudamos a ser. Permitir que experimente ser no lugar do ter também é nosso papel.
Mas encontro pais que se assustam quando a proposta e trocar o presente material pelo presente PRESENCIAL. Sentem-se perdidos, não sabem o que fazer com os filhos ou devedores, como se não cumprissem o papel não presenteando com algo materializado.
Se desejamos um mundo melhor AGORA, temos que mudar nossas atitudes AGORA também. Filhos precisam de amor, companhia, exemplo, afagos e brincadeiras com os pais. Precisam conhecer seus pais na verdadeira essência da palavra CONHECER. E só conhecemos as pessoas, convivendo, conversando, brincando, realizando juntos.
Desejo a todos que neste Dia da Crianças vocês possam voltar à infância, brincando com seus filhos, indo a parques, correndo no clube, pescando nos “pesque pague”, fazendo piquenique, etc.
Algumas ideias de brincadeiras para vocês se divertirem e conhecerem um pouco mais suas crianças.
Siga o Mestre –Jogue par ou ímpar e o ganhador será o mestre. Os demais obedecerão a ele. O mestre dá uma ordem, começando com "o mestre mandou", por exemplo: "o mestre mandou pegar uma pedrinha". Quem não pegar, sai, quem pegar, continua. Até que sobre somente um participante, que será o novo mestre. Quando for a sua vez de ser MESTRE, peça ao(s) filho(s) para imitar os pais. É muito divertido e você poderá se ver através deles.
Bandinha musical – Crie instrumentos com o que tiver em casa. Dois copos descartáveis e um pouquinho de arroz poderão virar um chocalho. E assim vai. Depois monte um grupo musical com nome, local para show e divirtam-se.
Eu sou o fotógrafo – Proponha uma expedição em casa ou em um parque e a criança vai fotografando. Depois apreciem tudo pelo olhar dela. O que ela registrou? Por que achou legal registrar tais cenas, objetos ou lugares? Você conhecerá sua criança através do que elegeu e da sensibilidade.
Hora da história – Proponha uma contação de histórias através das fotografias da família. Peça para ir criando e não necessariamente retratando o que aconteceu em cada registro. Aqui você terá uma noção entre o real e o desejável. É muito legal para oportunizar a aproximação da família sobre o que muitas vezes não é dito.

Master Chef
– Termine o dia cozinhando com elas. Pegue uma receita fácil de executar e façam juntos. Depois montem a mesa e saboreiem. Aproveitem para avaliar o Dia das Crianças.
Espero que tenham gostada da proposta e que reflitam que precisamos urgentemente estar e trabalhar o ser com os nossos filhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.