terça-feira, 11 de junho de 2019

Tenho dificuldades de lidar com os sentimentos manifestados pelo meu filho.



Resultado de imagem para mãe e filho chorando


Tenho dificuldades de lidar com os sentimentos manifestados pelo meu filho.
Fabíola Sperandio Teixeira do Couto
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

                        Lutamos tanto para sermos próximos de nossos filhos e nem percebemos que temos atitudes que os afastam. E uma das ações que mais os repelem é quando desmerecemos ou minimizamos os seus sentimentos. As crianças precisam se sentir acolhidas para só depois, serem motivadas a sair dessa situação. Usar falas que as menosprezam só fechará o canal de vinculação entre pais e filhos.
            Para ilustrar, trarei algumas cenas que são cotidianas.
Cena 1
-“Mãe, hoje fiquei muito triste com a Liz. Ela...”
-“Filha, para com essa bobagem e procure logo a amiga. Vocês brigam e ficam de bem logo. Você está muito sensível”
            Aqui fica claro que a criança nem sequer conseguiu contar o ocorrido. Não houve escuta. Além de não acontecer a escuta, a mãe já lançou julgamento e aconselhamento. Como pode julgar e aconselhar sem conhecer os fatos? O sentimento de rejeição unido à sensação de injustiça vai afastar a criança, que sentirá que não adiantou pedir ajuda.
Cena 2
_ “Pai, eu não sou bom no futebol e todos riem de mim.”
_ “Larga de ser mole e, quando rirem de você, desce a porrada.”
_”Mas pai, eu não quero brigar. Eu queria...”
            Nessa situação, a criança não teve oportunidade de detalhar e, muito menos, pegar dicas do esporte com o pai. Provavelmente se sentiu ainda mais fragilizada diante do comentário “Larga de ser mole”.
            Precisamos entender que as situações do dia a dia são oportunidades de aproximação, conhecimento do filho e chances de contribuição para o seu crescimento emocional e social. A criança precisa sentir-se acolhida primeiro para ficar completamente entregue aos conselhos e críticas.      Ouvir é uma arte. Uma arte que precisamos desenvolver. Não podemos permitir que a vida moderna nos retire a oportunidade de convivência com os nossos filhos. Parar tudo e prestar atenção é tempo que se ganha. Quantas vezes nos sentimos “desconfirmados” em nossos sentimentos? Muitas! E vamos repetir isso com os nossos filhos? Não! Não podemos repetir este modelo.
            Os reflexos de ações de descrédito aos sentimentos naturais da vida são adultos inseguros, com autoestima baixa, dependentes e com total ausência de amor próprio. Crianças que conseguem expressar suas angústias, dores e recebem acolhida, seguida de ferramentas de como lidar com a situação, se tornam adultos bem resolvidos e seguros.
            Então, como receber os filhos com queixas e inseguranças?
Cena 1
-“Mãe, hoje fiquei muito triste com a Liz. Ela...” (Mãe escuta até o fim).
-“ Filha, eu entendo a sua tristeza. Percebo que você se decepcionou com a Liz, mas, e se você tentar entender que... e  agir  assim....”
A mãe acolheu a dor, fez a filha perceber que está a seu lado neste momento, mas ofereceu reflexão sobre o ocorrido e ainda permitiu pensar em um caminho para sair deste sentimento.

Cena 2
_ “Pai, eu não sou bom no futebol e todos riem de mim.”
_ “E você chegou à conclusão de que não é bom no futebol por você mesmo ou pelas risadas dos colegas?”
          Aqui o pai aprofundou-se um pouco mais sobre o sentimento ou a avaliação do filho em relação ao esporte. Mediante a resposta, o pai poderá falar sobre o peso que está dando sobre a opinião do outro em sua vida e ainda propor ações para melhorar no esporte, caso ele escolha esta modalidade esportiva como algo legal e importante para ele. Mostrar que não desistimos de algo que escolhemos e sim, investimos. 
            Precisamos aprender a conversar com nossos filhos. O amadurecimento emocional vem com estas oportunidades. O que você tem feito para colaborar com o crescimento socioemocional da sua cria? Você tem sido um pai ou uma mãe que permite que ela mergulhe no sentimento e depois dê um salto para superação ou que anule o que sente e vá tocando a vida?
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.