terça-feira, 11 de junho de 2019

Você se apavora por ver seu filho muitas horas na Internet? Aqui vão alguns alertas...



Resultado de imagem para criança na internet


Você se apavora por ver seu filho muitas horas na Internet? Aqui vão alguns alertas...
Fabíola Sperandio Teixeira do Couto
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

Muitos pais têm me procurado assustados com o número de horas que os filhos ficam em seus aparelhos eletrônicos conectados na Internet. Em sua maioria, os pais não possuem a menor ideia dos ambientes virtuais que os filhos frequentam e o que fazem. Um terreno fértil para aprendizados positivos, mas também para relações desastrosas.
Diante deste quadro, sentem-se perdidos e não sabem se aproximar de seus filhos por muitas vezes terem apenas discursos rasos: “Você já está há muito tempo neste computador, desliga e vai tomar um sol.”; “Desliga isso que faz mal!”; “Não aguento ver você só aí, filho!”. O que, de verdade, estas frases trazem de contribuição para convencer ser filho de não ficar na Internet?
É preciso ter argumentos sólidos, recheados de ensinamentos em prol da saúde emocional e do aprendizado de seu filho. Alertas sobre perigos e cuidados necessários farão parar para ouvir e até pensar sobre, porém, se não tiverem um discurso consistente, os filhos não darão atenção e ainda acusarão os pais de exagerados. 
Aqui vão alguns alertas que poderão ser úteis para uma conversa com seu filho.
1-      Busque reportagens de pessoas que tiverem problemas por terem sido ingênuas na relação virtual. Leiam as reportagens conversando sobre, buscando o que se pensa e promovendo um acréscimo de maturidade a cada exemplo. Claro que reportagens condizentes com a faixa etária da criança ou adolescente.
2-      Mostre que a Internet não é um campo seguro, portanto você nunca poderá ter certeza de que os dados de quem está do outro lado são verdadeiros: nome, idade, cidade, etc.
3-      Ensine que jamais ele repasse dados da vida pessoal ou da família: onde mora, profissão dos pais, nome de empresas da família, quem reside na mesma casa, horários que fica sozinho, telefone celular ou fixo e nunca transfira a conversa para o aplicativo WhatsApp, (permitindo uma maior aproximação).
4-      Obedeça às regras de segurança, entrando apenas em sites seguros, não fazendo download sem antes verificar se o site é confiável e redobre os cuidados se estiver em computadores públicos ou de coleguinhas.
5-      Ensine a seu filho que em momento algum poderá dividir a sua senha. Senha é pessoal e dos pais. Vocês, pais, precisam ter a senha das crianças. Nem o melhor amigo pode ter  a senha do celular dele, de  jogos ou de computador. Entenderam?
6-      Trabalhe com ele que o mesmo respeito que devemos ter com as pessoas na vida presencial, deve se estender ao campo virtual. Mesmo que estejam “na moda” gírias e palavreados, ele não deve se render a isso. Além do respeito ser essencial, ele precisa entender que tudo o que escreve e envia, fica registrado e poderá ser replicado a qualquer momento. O comportamento deve ser um só sempre.
7-      Em hipótese alguma, ele deve marcar encontros com alguém que só “conhece” pela Internet. Mostre o risco de ter uma péssima experiência com esta atitude.
8-      Alerte a seu filho que, no menor desconforto diante de um jogo ou uma conversa, não pense duas vezes e desligue o aparelho para não dar sequência ao constrangimento. Mostre que ele que manda na máquina e está seguro do lado de cá.  Se não forneceu nenhuma informação pessoal, não tem por que temer ou ceder a ameaças. Diga para que busque vocês, pais, ou educadores e confidencie qualquer medo.
9-      Ensine a seu filho bloquear as pessoas que não cumpram regras de segurança ou sejam desrespeitosas. Mostre a ele que ele pode e deve fazer isso. Que não tem culpa se alguém age de forma deselegante, mas terá problemas se não evitar tais pessoas.
10-   É preciso ensinar que ele não deve abrir e-mails ou janelas que aparecem enquanto joga se não os conhece ou se sente inseguro. Isso evitará invasões e desconforto.
11-   Outro ponto importante é que hoje, a criançada tem dinheiro sempre ou pede aos adultos para comprar online. Mostre os riscos e recomende que espere os pais chegarem para aquisição de qualquer produto. Tudo por medida de segurança de dados como senhas, endereço, etc.
12-   Mostre a seu filho que desabafos sobre algo que esteja passando ou aconselhamentos devem ocorrer sempre com alguém de confiança presencialmente. Nada de intimidades virtuais. E de modo algum deverá participar de sites de bate papo. Este é um risco que poderá sair muito caro no campo emocional. Apresente exemplos de que muitas pessoas comungam de ideias para se aproximar ou aproveitam a fragilidade emocional para se fazerem de bonzinhos e obterem ganhos.
Espero que estas dicas ajudem na relação entre pais, filhos e eletrônico (mundo moderno). Como tudo o que escrevi parece ser bem óbvio e erramos justamente no que é óbvio, sugiro a leitura deste com o seu filho. Assim verá que o que você sempre acerta tem sentido, já que fez parte de uma escrita de uma profissional que se assustou com o número de pais aflitos por esta questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.