segunda-feira, 10 de junho de 2019

O ano começou e estou insegura com a escola



Resultado de imagem para mulher dúvida


               O ano começou e estou insegura com a escola

Fabíola Sperandio Teixeira
Pedagoga – Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

         São tantas informações, tantas opções e tantas “falações” que alguns pais acabam ficando inseguros com relação à escola do filho. Ficam horas estudando as propostas, visitam a instituição e, muitas vezes, um comentário de alguém (que pode até ser um desconhecido), coloca toda a pesquisa a perder. E por que isso acontece?

         Por que deixamos os comentários minarem a nossa escolha? Por que um dia, estamos tão decididos e no outro, tão inseguros? Se estabelecemos critérios e estudamos a instituição, por que permitimos a insegurança?

         É preciso entender que uma escola pode ser a ideal para uma família e não escolhida por outra. As famílias são diferentes, possuem valores e princípios culturais e, com certeza, escola e família precisam estabelecer parceria que faça sentido uma para outra.

         A escola ideal precisa ter uma equipe estudiosa, que acredita na formação contínua e que crie ferramentas variadas para atingir o objetivo: aquisição do conhecimento. As pessoas que compõem a escola precisam entender que, além da formação teórica, elas precisarão oferecer exemplo. Uma escola com pessoas focadas na formação acadêmica e humana trarão um diferencial à formação do seu filho.

         A escola precisa preocupar-se com o ambiente. Um ambiente motivador e acolhedor fará com que a criança ou adolescente se sinta pertencente. Se me sinto parte, me interesso e evoluo com todos.

         A escola precisa fazer sentido. Trabalhar os conteúdos levando à compreensão, permitirá a aquisição da aprendizagem que levará a colocar em prática tudo o que aprenderem.

         Escola precisa ter regras. Uma escola organizada e disciplinada contribuirá para que o aluno também tenha organização e disciplina. Saber as regras da escola e compreender o processo de como são executadas, é muito importante na escolha.

         A escola precisa ter ações de cidadania.  Precisa entender que uma criança “entupida” de conteúdo, sem ter voz para executar o que aprendeu, é fruto de uma escola que pouco contribuiu ou contribuirá para o crescimento desse indivíduo.

         Se você conseguir discutir em família (casal) qual tipo de escola você acredita que seja a ideal para a formação da sua criança, não se permita influenciar por modismos ou por interesses de terceiros. Seja firme naquilo que pensa ser o melhor agora para o seu filho a fim de colher os frutos em um futuro próximo.

         Escolher uma escola sem investigá-la e verificar se ela atende ao que você acredita em todos os aspectos, pode ser um erro que você só irá perceber mais tarde.

         Ninguém pode escolher a escola dos seus filhos por você. Tire um tempo e se dedique a isso. Você terá um prazer enorme e uma sensação futura indescritível de dever cumprido com louvor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.