segunda-feira, 3 de junho de 2019

Eu vi meu papai judiando da minha mamãe. Eu chorei





Resultado de imagem para pais discutindo





Eu vi meu papai judiando da minha mamãe. Eu chorei
Fabiola Sperandio T. do Couto
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de família e Casais

Cintia ( nome fictício) chega correndo e solta esta frase com os olhos cheios de lágrimas: “Fabíola, eu vi meu papai judiando da minha mamãe. Eu chorei. ” Eu a abracei com muito carinho, me abaixei, e olhando em seus olhinhos, disse: “Eu imagino a sua dor, mas você pode me contar mais de como está se sentindo e o que aconteceu?”
Cintia corresponde com o olhar e começa a narrar. Contou-me que está detestando este mundo tão materialista e acredita que o dinheiro muda os ânimos das pessoas. Falou muito que o papai dela é um homem bom, mas que, quando apurado por questões financeiras, se transforma em uma pessoa impaciente e agressiva.
Cintia chora muito.  Ofereço-lhe água e ela continua.  Tão pequena e já tão cheia de desesperança. Falou-me que a mãe é uma pessoa doce e muito trabalhadora. Enxerga que houve uma injustiça por parte do pai. De repente, solta a pergunta:  “Fabíola, você acha que quem ama pode gritar, xingar e até bater? Papai disse que ama a mamãe e eu acredito, mas quando ele fica bravo, ele fica diferente. Por que ele fica bravo? Por quê?”
Continuo dedicada a ouvi-la. Ela precisava falar. O peito estava cheio de dor e dúvida. As lágrimas mostravam que estava inconformada com o que presenciou. Cintia contava detalhes de uma noite sofrida e assustadora. “ Fabíola, eu amo meu pai. Eu amo a minha mâe. E agora?” Percebi que era isso o que ela queria dizer. Entendi o que estava sentindo. Arrisquei-me a explicar.
Falei a ela que, poderia continuar amando os dois. Que o amor pelo papai não precisava mudar, porém ela não precisava aprovar a sua atitude. Confusa, ele me perguntou como era isso. Expliquei: “Cintia, quando você faz algo errado, o papai e a mamãe continuam amando você, mas desaprovam o que você fez. Por exemplo, você desobedece a eles e eles te corrigem. Pediram para você estudar e não ligar a televisão. Você não estudou e passou a tarde vendo TV. Eles chegam e lhe dão um castigo. Neste momento, eles estão bravos com a sua atitude, certo? Mas continuam te amando. Você está muito triste com a atitude do seu pai, mas não perdeu o amor por ele. Está magoada e decepcionada. “
“Fabíola, é isso que sinto. E o que eu faço com isso?” . Vixe! Cintia estava mesmo me apertando. Como explicar algo tão doloroso e que também não aceito (agressão) a esta criança de 9 anos? Continuei tentando ajudá-la. Entre um gole de água e outro, fui fazendo-a falar da cena a que assistiu e da sua dor.  Ela ia se esvaziando da dor e do susto e o esvaziamento ia dando lugar a novos sentimentos.
Peguei um papel branco e lhe pedi para escrever tudo o que aparecia em sua mente. Cintia escrevia com muita força. A ponta do lápis quebrou por duas vezes. Eu a motivava. Ela escrevia. Depois, lhe pedia para ler as palavras. Ela começou a ler em voz alta e depois silenciou. Lágrimas corriam em seu rosto. Peguei outro papel. Pedi para que escrevesse coisas alegres que já havia sentido ao lado dos pais. Ela ficou com o lápis na mão. Paralisou. Entendi. Fiquei em silencio. Dei o tempo que ela precisava. Até que começou a escrever. Escrevia e seu rosto ia suavizando.
Quando terminou, eu pedi para escolher um dos dois papéis. Ela escolheu o das situações alegres. Perguntei a ela o que poderíamos fazer com o outro papel. Ela olhou, olhou, o amassou com tanta força. Eu peguei uma folha também e amacei com força, rasguei, joguei para cima, fiz uma bola e arremessei com força na lixeira. Ela ia me imitando e sorrindo. De repente estávamos gargalhando das duas “maluquinhas da folha de papel”.
Nós nos acalmamos. Sentamos uma na frente da outra. Olho no olho: “Cintia, eu entendo a sua dor. Dói muito ver quem amamos com atitudes como a que assistiu. Não devemos nos conformar e muito menos aceitar humilhações, agressões, assédio moral.  Entenda que esta cena precisa servir de aprendizado para que você nunca faça algo assim e nunca permita que alguém faça com você.  Sei que, por mais que você tenha vontade de dizer algumas coisas para o papai, por respeito ou medo, você recua. Não se culpe por se recuar. Temos nossas limitações. Não é covardia você não o enfrentar. Você é uma criança e eles são dois adultos que precisam se entender e se respeitar. ” “Mas, Fabíola, você pode conversar com meus pais? Você pode ajudá-los. Por favor? “
Cintia quer ajuda e deseja ajudar. Respondi que vou marcar um horário com os pais. Que vou sim conversar com eles e mostrar a dor que provocaram na filha. E, se aceitarem, ajudá-los a entender a importância de uma harmonia conjugal e familiar. Tudo pode ser dito e resolvido com ternura e amor. Atos agressivos só minam as relações. Crianças estão expostas a situações cotidianas que causam muita dor. Temos que nos cuidar muito com o exemplo que oferecemos.
Na próxima semana, conto como foi o encontro com os pais. Desejo muito que Cintia entenda toda essa situação de uma forma que não lhe gere consequências e sim aprendizados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.