segunda-feira, 3 de junho de 2019

E como andam as férias?




Resultado de imagem para férias








E como andam as férias?
Fabiola Sperandio Teixeira
Pedagoga- Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

            Estamos iniciando a segunda quinzena das férias e gostaria de saber como estão? Muitos responsáveis não conseguem tirar férias juntos com as crianças. E muitas vezes ficam bem apavorados.
            Por mais que se programem de repente as alternativas vão se esgotando. Bate um desespero. O que vou fazer com as crianças nesta segunda etapa das férias?
            Já experimentou perguntar a elas o que gostariam de fazer? Perguntar significa colocar em discussão até chegar em uma decisão. Jamais dar a elas o poder de definir. Lembrem-se que passamos mensagens com as nossas atitudes e a mensagem que o comando é delas não deve ser passada, ok?
            Muitas vezes achamos que passeios muito elaborados e até caros é que irão deixá-las felizes. Ledo engano. Crianças gostam de brincadeiras simples, se sentem bem com a companhia e não onde estão.
            Muitas vezes as brincadeiras que resgatamos é que as alegram: o pique esconde; pega pega; dominó; vareta; pular elástico; morto e vivo; desenhar; contar histórias; pintura em tela entre tantas outras coisas possíveis de se fazer me casa os envolvem e os deixam muito felizes.
            Já experimentou envolvê-las com culinária? Um ótimo momento de “brincar” de cozinhar. Elas aprenderão coisas bem úteis para um futuro próximo, afinal criamos os filhos para o mundo e as chances de partirem no final da adolescência para estudar ou trabalhar é grande.
            Outra oportunidade é brincar de organizar a casa. Use a imaginação e compre equipamentos de faxina e organização (caixas, cestas, aventais, luvas). Além da ajuda que darão a vocês, aprenderão o valor de manter a casa organizada. Sem falar em mais um aprendizado gerado.
            Férias também é uma excelente oportunidade para um engajamento a alguma obra social. Já pensou nisso? Com certeza algumas instituições religiosas e empresas sempre estão inseridas em algum programa social que dê oportunidade para as crianças experimentarem ocupar o seu tempo fazendo o bem: brincando com crianças de creches e orfanatos; ajudando na confecção de alimentos para crianças e idosos em orfanatos, asilos ou em situação de rua; aprendendo a costurar enxovais para recém-nascido; dedicando a contar histórias ou atividades recreativas para crianças e adultos em situação de abandono. Claro que inseridas em projetos organizados e com a supervisão de adultos experientes.
            Muitas vezes acreditamos que férias é sinônimo de viagem e acredite, não é só viajando que realizamos o tão merecido intervalo da rotina. Muitas vezes aproveitando melhor o lar, com tempo para usufruir do porto seguro, seguido de experiências que nos faz evoluir voltamos renovados a rotina, isso inclui s crianças.
            Convido-os experimentar uma maneira diferente de curtir as férias. Encare como intervalo e não obrigação de fazer algo. Veja como oportunidade de crescimento e não momento de ócio. Ensine seus filhos a serem produtivos e a verem mais de uma possibilidade de realizar o tão sonhando momento de férias.
            Cursos diferentes dos realizados na rotina também são bem-vindos. Experimente oferecer um curso rápido de fotografia, vídeo, culinária, conversação na língua que já estuda, oficinas de desenho... enfim, pare de se culpar se não conseguiu viajar. Existem muitas possibilidades de realizar o momento férias com as crianças.
             Suas férias não coincidiram? Acredite, tem muitas pessoas como você neste momento. Não faça disso um caos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.