segunda-feira, 3 de junho de 2019

Foi dada a largada em busca da escola ideal para 2019





Resultado de imagem para pais escola





Foi dada a largada em busca da escola ideal para 2019

Fabíola Sperandio Teixeira
Pedagoga – Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais

        Quando pensamos em matricular nosso filho em uma instituição escolar, imediatamente, buscamos informações sobre a proposta pedagógica. Queremos que ela vá de encontro com o que acreditamos. Porém, à medida que caminhamos pelas inúmeras opções de escolas, percebemos que devemos ampliar as nossas exigências. O acadêmico é muito importante, mas há outras questões que influenciarão muito na formação dos nossos pequenos.

Independentemente da idade das nossas crianças, precisamos ter ciência de que a escola fará parte da memória, oferecerá recursos para o desenvolvimento, oferecerá desafios que influenciarão em comportamentos futuros. Nesta busca, acertar é a maior expectativa da família.

A primeira coisa que a família deve ter claramente é que não existe escola certa ou errada.  Existe a escola que vai de encontro com o que você busca. Que a escolha é individual.  E como escolher a escola?

A escola tem um discurso coerente com a prática?
É essencial que se cheque o que a escola divulga ou discursa. Comece analisando as redes sociais da instituição. Depois, durante a visita, verifique se o que as redes sociais divulgam estão coerentes com o que você viu e ouviu. Observe tudo: ambientes, postura das pessoas da escola, organização do espaço, materiais expostos, ambiente de sala de aula, postura das crianças dentro da escola. 
Não tenha receio de fazer perguntas. Pergunte tudo o que desejar. Aproveite bem a visita. Depois, retorne ao site ou àsredes sociais e faça nova análise sobre a coerência.
Formação dos profissionais, você pergunta sobre?
É importante saber quem são os profissionais da escola. Da direção a portaria. Busque informações curriculares. Pergunte sobre o investimento da instituição na formação continuada. Uma escola que valoriza a aprendizagem constante, com certeza, terá mais condições de trabalhar o desenvolvimento dos alunos. Verifique qual a forma com a qual constroem os planejamentos anuais e mensais. Existem encontros semanais dos profissionais? Como discutem a rotina da escola? Conseguem ter um planejamento flexível de acordo com as demandas? Como encaram a participação da família? Proporcionam encontros com as famílias para avaliar o desenvolvimento da criança? Trabalham com temas da atualidade e, para isso, buscam formação?

Quanto a proposta pedagógica, o que deve ser observado?
Claro que entendo que quem não é da área encontrará dificuldades para avaliar o projeto pedagógico da instituição, mas algumas pistas ajudarão. Existem inúmeros métodos e teorias de ensino. Ao ouvi-los, retome a ex aluna(o) que tem dentro de você e analise o que gostaria de encontrar em uma escola. Peça a pessoa que está recebendo você que, ao dizer termos específicos da área, dê exemplos para facilitar o entendimento. Que ilustre na prática aquilo que foi falado. Pergunte à escola como eles pensam as diversas áreas de conhecimento. Se preocupam-se com a compreensão do conteúdo e se sim, quais as ferramentas que utilizam para que o aluno entenda o que está sendo ensinado. Veja se conduzem para que o que ensinam faça sentido para as crianças. E qual o valor que dão para arte, esporte, atualidades, trabalho com valores. Pergunte sobre a sequência didática (rotina). Observe se os profissionais estão atentos às crianças, se sentam-se no chão, se olham para as crianças respeitando a sua altura, se a linguagem utilizada é acessível.

Como estão posicionados os brinquedos e livros da escola?
A disposição dos materiais diz muito sobre a escola. Sabemos o quanto é importante o contato com livros infantis e a ludicidade do brincar. O projeto pedagógico de uma escola tem que ter claro o uso dessas ferramentas. Só de “bater os olhos”, você verá se a escola se preocupa com o desenvolvimento infantil, lançando mão desses recursos. Que tipos de brinquedos estão disponíveis? São brinquedos que possibilitam a criação, montagem, interação? Os livros infantis são atraentes? Ocupam um lugar de fácil acesso? Pergunte sobre a periodicidade com que possuem contato. Veja se existe uma programação estimulante.

E como é o espaço físico e desenvoltura da equipe da instituição?
É um local adaptado ou construído para ser escola? Se adaptado conseguirão gerar uma interação que propicie conforto, acesso facilitado, estímulo ao aprender? As salas são amplas, claras e ventiladas? Há banheiros e bebedouros adequados e próximos? A decoração é atraente e estimulante para aquisição do conhecimento? Há espaço para correr, brincar e interagir? Onde eles irão se alimentar? Como está a higiene da escola? Existe espaço para a entrada de iluminação que proporcione brincar ao sol? Observe, também, como todos da escola recepcionam você. Da portaria à direção. São cordiais e atentos? Conseguiu assistir a alguma intervenção durante a visita? Foi fácil entrar na escola ou percebeu um esquema de segurança em relação aos visitantes?

Como a escola realiza o processo de adaptação?
A escola mostra-se aberta e tranquila quanto à possibilidade de uma adaptação, aos poucos, da criança? Qual o acesso da família ás dependências da escola? Existe uma comunicação rápida e eficaz durante esse período? Há tempo determinado para que isso ocorra? A escola dá voz à família? Procura conhecer o que a família busca e qual a história da criança?

        Desejo que o caminhar pelas instituições seja o mais harmônico e favorável. Que a escolha possa ser acertada e, se não for, que a família tenha abertura para rever até encontrar o melhor espaço educacional para o seu filho. Estamos em 2018, mas com a busca de 2019. É isso aí. Tenha tempo para percorrer pelas várias opções até achar a instituição que complete o que você acredita como educação ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.