Vamos falar de
Educação Infantil: construção do desenvolvimento da consciência humana
Fabíola Sperandio Teixeira
Pedagoga – Psicopedagoga
Terapeuta de Família e Casais
Especialista em Gestão e Organização em Centros Educacionais.
Mestre em Educação
A Educação Infantil surgiu de uma
necessidade das mães trabalhadoras em deixar seus filhos enquanto trabalhavam.
Diante do resultado do desenvolvimento das crianças que estavam inseridas nas
escolas infantis e as que não tiveram a mesma oportunidade de integração,
constataram-se os benefícios de inserção da criança desta faixa etária ao
ambiente escolar.
Desta forma, o trabalho com a
Educação Infantil foi se profissionalizando. As educadoras com formação inicial
em magistério, passaram a buscar a graduação em pedagogia e com isso, a
formação foi dando um novo rumo para as crianças que, a princípio, tinham
apenas o objetivo de buscar um espaço lúdico descompromissado.
Acontece que a Educação Infantil
é uma prática social muito complexa. De mãos dadas com a psicologia escolar, é
possível estudar a maneira com que a criança produz e se desenvolve. A educação
precisa pensar na forma como se desenvolve a consciência humana.
Os cientistas e pensadores
discutem a pedagogia e a psicologia e estudam o enfoque cultural e histórico
das mesmas. Esta orientação leva à
análise e à produção de um desenvolvimento psíquico produtor da consciência. A
formação da consciência leva à formação da personalidade. Portanto, estamos
falando da fase mais importante do desenvolvimento infantil. Diante disso,
novos movimentos surgiram. As educadoras da Educação Infantil começaram a
buscar especializações na área. A graduação já não é mais suficiente.
Vocês têm sido pais atentos na
escolha da escola de Educação Infantil?
Diante desse saber, devemos ser
cada vez mais exigentes com os profissionais que atuam nesta fase, exigindo o
currículo e acompanhando o desenvolvimento em parceria com a escola. Inserir
nossos filhos nas relações sociais e na influência que esta sociedade terá no
papel cultural e no processo educacional realmente é uma tarefa de extrema responsabilidade.
O papel do educador e da família
é promover uma inserção escolar que prepare a criança para os demais ciclos. A
Educação Infantil exerce esse papel. Os conteúdos curriculares estão ligados ao
processo cultural, à ciência, ao esporte, à filosofia, à matemática, à história,
língua portuguesa entre todas as disciplinas. Mas o essencial é poder entender
que é através das brincadeiras e jogos que promovemos o aprender. Uma Educação
Infantil de qualidade entende que todos os recursos pedagógicos ligados à
construção de uma consciência, a qual leva a formação da personalidade. A
Educação Infantil não é um espaço de cuidadores da criança, é um local onde
profissionais preparados promovem o desenvolvimento da criança. Esse
profissional desenvolverá a passagem do mundo lúdico e expressivo até a
inserção ao letramento.
Além do conteúdo, uma criança de
2 a 6 anos precisa estabelecer vínculos através das relações sociais,
emocionais e afetivas. É o momento de trabalhar o equilíbrio emocional diante
das situações que aparecem na convivência com o outro. É nesta tomada de
consciência deste mundo pedagógico e emocional que a criança vai sendo
preparada para ir da linguagem falada para linguagem escrita: formação do ler e
escrever. Todo esse processo será fundamental para a alfabetização da nossa
criança. É a leitura e a escrita que garantirão o aprendizado de todas as
disciplinas do Ensino Fundamental, pois é ele a continuidade do processo, o
qual se iniciou na Educação Infantil.
A Educação Infantil potencializa
o desenvolvimento da criança e permite a sua evolução pessoal e educacional.
Por que a chamada sobre a
importância da Educação Infantil? Porque, ao caminhar pelo universo familiar,
vejo as famílias ainda em dúvida de quando devem procurar a escola para os seus
filhos e como proceder na escolha. Ao escutar de uma família que investiria em
uma boa escola a partir do Ensino Médio, fiquei muito intrigada. Como recuperar
as defasagens culturais, acadêmicas e emocionais tão tardiamente?
Educação Infantil é o momento da
inserção ao mundo além do seio familiar. É nesta fase que aprendemos regras,
empatia e ferramentas emocionais necessárias para desenvolver a resiliência. Ao
motivar as crianças, promovemos o seu aprendizado. Desenvolvemos as suas
capacidades motoras, afetivas e o seu relacionamento social. A convivência das
crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado. Outro
ponto fortíssimo é o desenvolvimento da autonomia, sabendo que o processo de ensino
e aprendizagem interfere diretamente no desejo e nos interesses próprios de
cada um.
A Educação Infantil é o momento
mágico do universo infantil. Ela irá determinar o prazer e a vontade em
aprender. É na Educação Infantil que desenvolvemos o futuro escolar de nossos
filhos. Fiquem atentos!
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