Foi
dada a largada em busca da escola ideal para 2019
Fabíola Sperandio
Teixeira
Pedagoga –
Psicopedagoga
Terapeuta de Família
e Casais
Quando pensamos em matricular nosso
filho em uma instituição escolar, imediatamente, buscamos informações sobre a
proposta pedagógica. Queremos que ela vá de encontro com o que acreditamos.
Porém, à medida que caminhamos pelas inúmeras opções de escolas, percebemos que
devemos ampliar as nossas exigências. O acadêmico é muito importante, mas há
outras questões que influenciarão muito na formação dos nossos pequenos.
Independentemente
da idade das nossas crianças, precisamos ter ciência de que a escola fará parte
da memória, oferecerá recursos para o desenvolvimento, oferecerá desafios que
influenciarão em comportamentos futuros. Nesta busca, acertar é a maior
expectativa da família.
A
primeira coisa que a família deve ter claramente é que não existe escola certa
ou errada. Existe a escola que vai de
encontro com o que você busca. Que a escolha é individual. E como escolher a escola?
A escola tem
um discurso coerente com a prática?
É essencial que se cheque o que a escola divulga ou discursa. Comece analisando
as redes sociais da instituição. Depois, durante a visita, verifique se o que
as redes sociais divulgam estão coerentes com o que você viu e ouviu. Observe
tudo: ambientes, postura das pessoas da escola, organização do espaço,
materiais expostos, ambiente de sala de aula, postura das crianças dentro da
escola.
Não tenha receio de fazer perguntas. Pergunte tudo
o que desejar. Aproveite bem a visita. Depois, retorne ao site ou àsredes
sociais e faça nova análise sobre a coerência.
Formação dos profissionais, você pergunta sobre?
É importante saber quem são os profissionais da
escola. Da direção a portaria. Busque informações curriculares. Pergunte sobre
o investimento da instituição na formação continuada. Uma escola que valoriza a
aprendizagem constante, com certeza, terá mais condições de trabalhar o
desenvolvimento dos alunos. Verifique qual a forma com a qual constroem os
planejamentos anuais e mensais. Existem encontros semanais dos profissionais?
Como discutem a rotina da escola? Conseguem ter um planejamento flexível de
acordo com as demandas? Como encaram a participação da família? Proporcionam
encontros com as famílias para avaliar o desenvolvimento da criança? Trabalham
com temas da atualidade e, para isso, buscam formação?
Quanto a proposta pedagógica, o que deve ser observado?
Claro que entendo que quem não é da área encontrará dificuldades para
avaliar o projeto pedagógico da instituição, mas algumas pistas ajudarão.
Existem inúmeros métodos e teorias de ensino. Ao ouvi-los, retome a ex aluna(o)
que tem dentro de você e analise o que gostaria de encontrar em uma escola.
Peça a pessoa que está recebendo você que, ao dizer termos específicos da área,
dê exemplos para facilitar o entendimento. Que ilustre na prática aquilo que
foi falado. Pergunte à escola como eles pensam as diversas áreas de
conhecimento. Se preocupam-se com a compreensão do conteúdo e se sim, quais as
ferramentas que utilizam para que o aluno entenda o que está sendo ensinado.
Veja se conduzem para que o que ensinam faça sentido para as crianças. E qual o
valor que dão para arte, esporte, atualidades, trabalho com valores. Pergunte
sobre a sequência didática (rotina). Observe se os profissionais estão atentos
às crianças, se sentam-se no chão, se olham para as crianças respeitando a sua
altura, se a linguagem utilizada é acessível.
Como estão
posicionados os brinquedos e livros da escola?
A disposição dos materiais diz muito sobre a escola. Sabemos o quanto é
importante o contato com livros infantis e a ludicidade do brincar. O projeto
pedagógico de uma escola tem que ter claro o uso dessas ferramentas. Só de “bater
os olhos”, você verá se a escola se preocupa com o desenvolvimento infantil,
lançando mão desses recursos. Que tipos de brinquedos estão disponíveis? São
brinquedos que possibilitam a criação, montagem, interação? Os livros infantis
são atraentes? Ocupam um lugar de fácil acesso? Pergunte sobre a periodicidade com
que possuem contato. Veja se existe uma programação estimulante.
E como é o
espaço físico e desenvoltura da equipe da instituição?
É um local adaptado ou construído para ser escola? Se adaptado conseguirão
gerar uma interação que propicie conforto, acesso facilitado, estímulo ao
aprender? As salas são amplas, claras e ventiladas? Há banheiros e bebedouros
adequados e próximos? A decoração é atraente e estimulante para aquisição do
conhecimento? Há espaço para correr, brincar e interagir? Onde eles irão se
alimentar? Como está a higiene da escola? Existe espaço para a entrada de iluminação
que proporcione brincar ao sol? Observe, também, como todos da escola recepcionam
você. Da portaria à direção. São cordiais e atentos? Conseguiu assistir a alguma
intervenção durante a visita? Foi fácil entrar na escola ou percebeu um esquema
de segurança em relação aos visitantes?
Como a escola realiza o processo de adaptação?
A escola mostra-se aberta
e tranquila quanto à possibilidade de uma adaptação, aos poucos, da criança?
Qual o acesso da família ás dependências da escola? Existe uma comunicação
rápida e eficaz durante esse período? Há tempo determinado para que isso
ocorra? A escola dá voz à família? Procura conhecer o que a família busca e
qual a história da criança?
Desejo
que o caminhar pelas instituições seja o mais harmônico e favorável. Que a
escolha possa ser acertada e, se não for, que a família tenha abertura para
rever até encontrar o melhor espaço educacional para o seu filho. Estamos em
2018, mas com a busca de 2019. É isso aí. Tenha tempo para percorrer pelas
várias opções até achar a instituição que complete o que você acredita como
educação ideal.
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