quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Recordar é viver...







Olha o que encontrei hoje...Uma entrevista do ano de 2003 que permanece bem atual....
 Assunto: Tarefa de Casa.


 educação hoje 


‘Atividade cria hábito de estudo’

Se a palavra de ordem entre muitos alunos é "abaixo a tarefa de casa", a opinião é outra entre coordenadores pedagógicos e professores. O interessante é que a tarefa de casa é defendida tanto por escolas tradicionais quanto por escolas construtivistas e sociointeracionistas. Fabíola Sperandio Teixeira, coordenadora pedagógica de um colégio, considera a tarefa de casa extremamente importante e não consegue visualizar um ensino eficaz sem ela. "A tarefa de casa ajuda a criar o hábito do estudo e possibilita ao aluno identificar suas dúvidas."

Na escola onde Fabíola trabalha, as tarefas são "dosadas" por meio de uma agenda coletiva. É um cartaz onde cada professor anota as tarefas do dia. Se um marca muitas atividades, o outro ameniza a carga. Mas, alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental, que são os que têm menos tarefa, passam entre uma hora e meia e duas horas fazendo tarefa e estudando em casa todos os dias. As provas são semanais e se faz a leitura de um livro literário por mês. Além do controle da agenda coletiva, o aluno tem uma agenda escolar onde são anotadas as vezes que ele não faz tarefa.

"A agenda escolar permite que a escola e os pais acompanhem o desenvolvimento da criança. Quando o aluno tem dificuldades, a coordenação elabora uma proposta de estudo e orienta os pais." Já no Ensino Médio, a carga é dobrada. Às vezes, até mais. Juntando as tarefas e os horários de estudo, são quatro horas de dedicação diária para os alunos do 1º e 2º ano e cinco para os do 3º ano. "Se esses estudantes não tivessem uma meta, que é a de se preparar bem para o mercado de trabalho , seria um sofrimento", diz o professor Eurípedes Ribeiro, coordenador pedagógico do Ensino Médio da mesma escola onde trabalha Fabíola.

Na opinião de Ribeiro, "estudar nunca matou ninguém". Ele diz que muitos estudantes vêem a tarefa de casa com desagrado por dificuldades que eles carregam há muitos anos, em razão de deficiências do ensino que receberam e por não terem formado o hábito do estudo. Meire Lúcia dos Santos, professora do Ensino Fundamental há 18 anos, mudou sua visão em relação à tarefa de casa e se considera uma professora melhor por isso. No início, ela dava tarefas que, acreditava, os alunos gastariam duas horas para fazer. Hoje, dosa melhor as tarefas e pisa no freio toda vez que alguém reclama. "Avalio o que está acontecendo e, às vezes, reduzo a carga ou mudo os exercícios. Mas não imagino o ensino sem a tarefa de casa.

Fonte: O Popular - GO
Data: 31-03-2003




Um comentário:

  1. Parabéns pela entrevista e pelo trabalho! Como faz diferença criar esse hábito!! Mto importante esse olhar amplo onde há um trabalho de 'dosagem'... Faria toda diferença uma estrutura q favorecesse uma visão integral, nos vários aspectos, nas escolas públicas, q é a realidade dos adolescentes q trabalho... Reinseri-los na escola é um grande desafio!

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