Tudo em seu tempo .
Fabíola Sperandio
Teixeira do Couto
Pedagoga-Psicopedagoga
Terapeuta
de Família e Casais.
Já repararam
que não adianta nos apressar, que tudo tem o seu tempo? Tempo de semear e tempo
de colher. Acontece que a nossa ansiedade faz com que desejemos acelerar tudo.
E o mundo atual, cheio de competição e de informações, tem atropelado todo o
processo de nosso amadurecimento de aprendizagem.
No aspecto
educacional, também há tempo para tudo. O tempo de conhecer, socializar, criar
hábitos, rotinas, descobrir o mundo das letras, treinar nossas habilidades e
competências cognitivas que começam com a Educação Infantil. Depois vem a
passagem para o Ensino Fundamental I. Ela acontece a partir do amadurecimento
adquirido na Educação Infantil. Um processo que não pode sobrepor-se a outro.
Surge o tempo
do Ensino fundamental I, tempo esse que acomoda o aprendizado da Educação
Infantil para a descoberta de novos conteúdos. Nessa fase, já é tempo de
aprofundar as regras, rotinas, hábitos; aprofundar o trabalho com grupos;
desenvolver o lado pesquisador e gerar
ainda mais autonomia. Uma formação paralela ao conteúdo curricular.
Até que chega
o tempo da mudança de ciclo entre o Ensino Fundamental I e II. O ritual de
passagem é marcado pela mudança dos profissionais. Sai a figura da pedagoga e
entram os especialistas. É tempo de aprofundar conteúdos, especificar, explorar
conhecimentos anteriores, contar com rotinas e atitudes já instaladas,
apresentar novas regras e testar a autonomia e a autoria nas atividades. Para
se andar, primeiro, é preciso engatinhar
para alcançar o equilíbrio que é conquistado dia após dia.
As fases são marcadas de anseios, desejos e
descobertas. Durante cada tempo, a formação educacional está associada ao
amadurecimento emocional. Do que adianta acelerar o processo educacional e
atropelar o emocional? A qualquer momento, essa ação poderá gerar um
retrocesso. Uma criança ou adolescente que vive uma cobrança fora de seu tempo
acaba por necessitar de um suporte que pode envolver um especialista em
acompanhamento escolar, um psicopedagogo, um psicólogo, enfim, um profissional
que possa reequilibrar o processo educacional e afetivo social do indivíduo.
Muitos
estudiosos refletem sobre posições de
profissionais da educação que apoiam a aceleração de etapas que devem ser
vividas pela criança e pela família de forma natural. Sabemos que os atropelos
e problemas virão, mas é importante
ressaltar que isso é saudável e deve ser passado pela família unida com a
instituição em que seu filho estuda. Viver intensamente é necessário, mesmo que
às vezes pensemos que seria melhor não
passar por caminhos os quais parecem tão difíceis e
penosos. Nossos filhos terão tempo e sabedoria para enfrentar, quando o
momento chegar, todas as dificuldades, se oferecermos, família e escola, estrutura emocional, afetiva, social e
educacional adequada e segura.
O
sistema atual apresenta modismos que nos remetem a conceitos distorcidos. Refletir,
conhecer e explorar são elementos fundamentais para
propostas que fundamentam a nossa vida. Cada etapa, cada tempo, cada ciclo
tem sua
história, seja na Educação Infantil ou Fundamental. Cada fase requer
seus conteúdos, suas regras, suas cobranças.
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